Blog 10 de julho de 2013 By Virgínia Mazurek Zequinão
MOSTRA BLACK 2013
Parte II
Continuando com os ambientes da Mostra Black, hoje vou mostrar para vocês os profissionais da ala masculina.
Sala da Lareira – DADO CASTELLO BRANCO
Dado Castello Branco, veterano na Mostra Black, inspirou seu projeto no conforto e a informalidade da vida moderna. Os tons neutros e os materiais do ambiente foram escolhidos criteriosamente para transmitir a sensação de aconchego aos visitantes. Foram usados tecidos de linho natural e veludo nas paredes; móveis sofisticados em madeira que são verdadeiras obras de arte; uma lareira de pedra cinza; persianas em madeira; cortinas; tapete e o belo sistema de som, com enormes caixas em estilo retrô. Proposta elegante e urbana, mas sem deixar de ter uma pegada high tech.
Suíte – GUILHERME TORRES
Sustentabilidade é o princípio que norteia os projetos de Guilherme Torres. Para dar aconchego, o banheiro foi revestido do teto ao chão com bambu e apenas uma parede ganhou revestimento cerâmico com efeito 3D, que se estende para o quarto. A cama (reparem nos detalhes em tricot), o sofá, mesas e espelhos foram desenhados pelo próprio arquiteto, que lançou sua linha de móveis na mostra. Nos espaços, importantes obras de arte, como as fotografias de Gabriel Wickbold e esculturas de Jorge Mayet. Mas o destaque fica por conta do box na área íntima do banheiro, com sistema acionado por controle remoto, o vidro fica transparente ou fosco para os momentos de privacidade.
Wine Bar – JAYME BERNARDO
O renomado arquiteto curitibano Jayme Bernardo é quem assina o espaço que serviu de encontro para os amantes da gastronomia, arquitetura, design, artes… O restaurante, que fica na cobertura (e ficou aberto até ontem), foi comandado pelo emblemático Terraço Itália e trouxe uma adega cheia de tecnologia. Máquinas de vinhos automatizadas permitiam que o próprio cliente se servisse de alguns rótulos disponíveis na casa. Mas o charme do ambiente foi garantido pelos tecidos entrepostos e o belo lustre de cristal. O terraço, ainda, é integrado por duas áreas que foram feitas pelos paisagistas Gilberto Elkis e André Paoliello.
Hall de entrada e Sala – JOÃO ARMENTANO
O projeto idealizado por João Armentano, une inteligência, beleza e conforto. Logo ao ingressarmos no hall de entrada, nos deparamos com um pórtico rebaixado revestido de madeira, que oculta a primeira vista o surpreendente living com pé-direito de sete metros. O ambiente foi composto por papel de parede na cor cinza grafite, móveis escolhidos a dedo, piso e lareira de limestone Baiteg Blue, como também, por um grande painel em madeira e espelho desenvolvido pelo profissional, para valorizar e refletir toda a luminosidade vinda das janelas. O espaço conta com um sistema de automação que integra o controle de iluminação, som e persianas. E como destaques visuais, as obras de arte de Vik Muniz e Angelo Venosa.
Sala de Estar – MARCELO BRITO E PEDRO POTARIS
Este projeto pode ser descrito pela mistura do clássico com o moderno. Os profissionais optaram por usar no ambiente móveis de época, objetos em murano, tapete de lã com seda e um composè de papéis de parede (de veludo, de efeito 3D e acústico). A obra de arte em destaque é de Gustavo Von Ha.
Sala e Adega – ROBERTO MIGOTTO
Talento e bom gosto são marcas do arquiteto! Unindo os conceitos do urbano e chique, as cores cinza, vinho e rosa, são destaque no projeto. O piso foi revestido de placas de madeira que junto com os tecidos e papéis de parede (um deles composto por pó de mica que reflete a luz natural do espaço e o outro que imita a textura do couro de araia – galuchat) inovaram o ambiente. Os móveis são assinado pela Érea e pela Atrium. Já o bar-adega espelhado e os brises que mascaram a grande janela foram desenhados por Migotto. Nas obras de arte, os nomes que marcam presença são Vik Muniz, Oscar Oiwa, Damien Hirst, Angelo Venosa, entre outros.
Agora com a lista “completa”, vocês já podem escolher o ambiente preferido. Mas confesso que, diante tanta beleza e criatividade, é uma tarefa um pouquinho difícil. Meu coração ficou balançado por três projetos, os de Christina Hamoui, Marcelo Brito e Pedro Potaris, e Roberto Migotto. E o de vocês? Contem aqui!