Blog 9 de julho de 2013 By Virgínia Mazurek Zequinão
MOSTRA BLACK 2013 – Parte I
A Black, evento anual, que acontece desde 2011, é considerado pelo público e imprensa como uma das mostras mais importantes de decoração. Trazendo conteúdo conceitual e criativo, a Mostra Black nos surpreende por juntar os melhores profissionais de arquitetura, décor e paisagismo do país. E nesses dias que estive por SP não pude deixar de conferir.
Neste ano, os 30 espaços foram apresentados nos últimos cinco andares da Torre D, localizada no complexo WTorre Plaza, anexa ao Shopping JK Iguatemi. A escolha do local se deve por uma das principais preocupações da Black, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. O edifício conta com modernos sistemas de reaproveitamento de água e economia de energia.
Sem dúvidas, ousadia e exclusividade são os lemas da Mostra Black! Além de obras de arte, peças de design e os últimos lançamentos do mercado de arquitetura e decoração…
Vejam só:
Biblioteca High Tech – CHRISTINA HAMOUI
Feminino e de muita personalidade, com certeza esse ambiente está entre os meus preferidos. Os tons escuros, tecidos quentes e o papel de parede Orlean, que imita a madeira, criaram a atmosfera perfeita para os amantes da leitura. Para achar um livro, basta acessar uma tv de touch screen que está ligada a um sistema de catalogação dos 2.800 exemplares. No momento em que o título for encontrado no móvel, uma luz sinalizará sua localização. Todo mobiliário foi desenhado pela própria designer de interiores e executado em parceria com a Artefacto e a Érea, esta última responsável pela escrivaninha. No espaço foram expostas diversas obras de arte assinadas por Geraldo de Barros, Macaparana, Christiano Mascaro, Emanuel Araújo e Sérgio Finguerman. Mas sem dúvidas, foi a obra da artista plástica suíça, Mira Schendel, que deu o toque final ao projeto.
Suíte Skyline – CONSUELO JORGE
Neste espaço, o destaque fica por conta do forro todo trabalhado com triângulos em relevo e degrade verde. Mas os detalhes da suíte também não deixam de chamar a atenção: a banheira posicionada estrategicamente para aproveitar a vista panorâmica; o lustre DNA do designer alemão Ingo Maurer, a escultura em madeira da artista Daisy Xavier, as cadeiras Gaulino e Filzka; um quadro do gaúcho Guilherme Dable; e o piso de carvalho natural em forma de espinha de peixe. Consuelo conseguiu imprimir a ideia de um ambiente gráfico e lúdico, sem perder a elegância.
Living – DÉBORA AGUIAR
Moderno, aconchegante e sofisticado, esses foram os desejos de Débora Aguiar ao executar o projeto. A área foi dividida em dois ambientes. De um lado um espaço para relaxar, com extensos sofás, jardim de inverno, parede revestida por placas de couro (trend alert, muitos profissionais usaram desse recurso!) e nichos vazados com obras de arte. Do outro, encontramos a biblioteca num patamar mais elevado, separada por painéis de cipó e limestone. As lindas luminárias circulares foram desenhadas pela própria arquiteta. O espaço trouxe muitas tendências apresentadas em Milão, vocês notaram? Tons claros, ambiente com a sensação de conforto, mas sem perder a elegância, vegetação interna e o tapete oriental em patchwork.
Quarto – MARINA LINHARES
Equilíbrio é a palavra-chave desse espaço, que integra quarto e living. A paleta de cores suaves transmite a sensação de calma e aconchego ao ambiente, que contrasta com a vista agitada da cidade de São Paulo. No projeto o conceito de sustentabilidade também está presente, os móveis desenhados por Marina foram todos construídos com madeira certificada. E uma gravura de Andy Warhol é uma das inúmeras obras de arte que ganharam destaque.
Escritório chef de cozinha -RENATA SERIPIERI E TATIANA KEMOGAWA
A ideia das arquitetas nesse projeto foi fazer um espaço, assim como uma Chef executaria um prato elaborado. Por isso a utilização do conceito do slow design, que mistura a sustentabilidade, a elegância e a simplicidade de objetos artesanais. A mesa é revestida de ladrilho hidráulico e a parede de colagens personalizadas pela técnica do “lambe-lambe”. Já as cores, seguem uma paleta gourmet, com início no Bordeaux, remetendo ao vinho tinto.
Lounge e Estúdio – SUÍTE ARQUITETOS
Logo na entrada um aparador em mosaico de mármore Nero. Nas janelas uma delicada cortina com fios de seda cinza para não esconder totalmente a bela vista. Ao fundo, na parede, um painel metálico que cria uma ilusão de ótica com efeitos de luzes coloridas. Esses são alguns destaques do ambiente. O projeto, criado para abrigar o lounge do jornal O Estado de São Paulo e um estúdio da Rádio Eldorado, ainda conta com obras de artes como as do artista plástico argentino Léon Ferrari e peças de design como a poltrona Egg, customizada pelo designer Léo Capote, que usou porcas e parafusos para compor a peça. Já a marcenaria fixa, as duas mesas laterais, o banco berinjela, o lustre e o tapete, assim como aparador da entrada, foram todos desenhados pelo trio de arquitetos – Filipe Troncon, Daniela Frugiuele e Carolina Mauro. Adorei a composição de cores: marinho, cinza e detalhes em pink.