Blog 28 de julho de 2016 By Virgínia Mazurek Zequinão
Lareiras para nos aquecer
O frio chegou com tudo (mais uma vez)!!! E pra se esquentar, nada melhor que uma lareira, não acham? Ainda mais se estiver em ótima companhia e com um bom vinho! Hoje, o mercado oferece várias opções de lareiras, que além de funcionais, deixam qualquer ambiente mais charmoso. As lareiras mais comuns de serem encontradas são: elétrica, à gás e à lenha. Mas não podemos esquecer dos modelos ecológicos, que sob as novas exigências de consumo consciente, são cada vez mais procuradas.
Duas dicas muito importantes para quem quer ter uma lareira:
Primeiro, a lareira deve ser proporcional ao tamanho do ambiente (uma sala de 100 m³ por exemplo, pede uma lareira de 54 cm).
Segundo, para garantir sua segurança, a compra e instalação deve ser sempre sob a orientação de um profissional.
Confiram algumas ideias e se inspirem:
Lareira à Lenha: o cheiro de pinho, os estalos da madeira queimando e a cor natural do fogo são clássicos. Podem sem feitas de alvenaria ou de metal. Mas o mais importante é canalizar a fumaça corretamente para que ela não volte para o ambiente.
Lareira à Gás: ideal para ambientes pequenos. Além de não fazer sujeira e nem fumaça. O seu formato pode ser de grelha (usado com toras de cerâmica que imitam a lenha ou pedras vulcânicas) ou linear (geralmente protegido por um vidro temperado). O cuidado extra, nesse caso, é que deve existir uma válvula para bloquear a passagem de gás caso o fogo se apague.
Lareira Elétrica: essa opção é prática e fácil de manuseio, basta aperta um botão. O único problema é que esse modelo retira muito a umidade do ambiente, então, é indicado deixar um recipiente com água no local ou umidificador.
Lareira Ecológica: feita em recipientes de aço inoxidável, a chama da lareira ecológica se mantém acesa através do biofluido à base de etanol. A substância foi desenvolvida especialmente para este fim e sua combustão não produz fumaça nem cheiro.