Blog 31 de maio de 2013 By Virgínia Mazurek Zequinão
Os famosos quadros de Gossip Girl
e Prada Marfa
Sim, Gossip Girl já acabou (snif!). Mas vocês se lembram dos quadros que apareciam na série? Um mais sofisticado que o outro e cheios de personalidade.
Esqueceram?! Então confiram agora:
Quarto Serena Van Der Woodsen
Quadro de Emilio Kruithof, The lover she used to be, 2006
O pintor holandês retrata mulheres inspirado pela modo como elas se maquiam . A forma, a aparência, a atitude e o tom pastel estão sempre presentes. Mas sua marca registrada vem através dos lábios, que ganham praticamente o status de um monumento.
Quarto Chuck Bass
Quadro de Richard Phillips, Scout-crop, 1999
(saibam mais dele logo abaixo)
Apartamento Van Der Woodsen
Quadro de Richard Phillips, Spectrum, 1998
Richard Phillips é um artista americano conhecido pelas suas brilhantes pinturas hiper-realistas. Esse gênero de pintura acrescenta muitos detalhes às obras para que elas se aproximem o máximo possível da realidade. Mas é importante notar que há um componente paradoxal, ou seja, apesar das obras se aproximarem da realidade a ponto de serem quase idênticas, elas não são a realidade. Há uma simulação entre a realidade X ilusão. E para contextualizar toda essa situação, quem segue essa linha se utiliza das cargas sociais e emocionais. As fontes de inspiração de Phillips são: a pornografia leve, publicidade, moda, cultura das celebridades e a Pop Art.
Quadro de Michael Elmgreen & Ingar Dragset, Prada Marfa, 2005
A história desse quadro é curiosa…
Prada Marfa é uma escultura instalada permanentemente pelos artistas Elmgreen e Dragset, ao lado da Rota 90 nos Estados Unidos, entre as cidades Texanas de Velentine e Marfa, que foi inaugurada em 1º de Outubro de 2005. A paisagem ao seu redor é desértica e desolada, com longas estradas cortando-a. O objetivo dessa instalação, foi justamente esse, o contraste! Ou seja, a permanência da moda ao longo do tempo… A própria Prada (que já havia feito uma outra parceira com os artistas) concedeu permissão para usarem o nome da marca e os itens da loja foram escolhidos por Miuccia Prada. E a ideia era manter a instalação para que pudesse se degradar lentamente e voltar a paisagem natural. Mas este plano foi desviado quando, três dias após a escultura ter sido concluída, vândalos grafiteiros invadiram o prédio.
Mas e o quadro? Bom, o quadro é uma reprodução do que seria uma placa na estrada avisando sobre a existência da loja, a 1837 milhas daquele ponto.
O famoso quadro
A instalação
Propaganda Prada
A televisão nos aproximando do mundo da arte, muitas vezes pouco divulgado!