Blog 10 de junho de 2013 By Virgínia Mazurek Zequinão
A Casa Estrela em Curitiba
Nesta última quinta-feira, dia 06 de junho, a PUCPR inaugurou em Curitiba, a Casa Estrela. A residência, antes localizada no bairro Alto da Glória, foi construída na década de 1930 pelo perito contador Augusto Gonçalves de Castro e pertencia aos irmãos Idalina, Carlos Augusto e Moysés Azulay de Castro. Em 2000, o imóvel foi doada a instituição com o intuito de ser preservado, já que tinha virado alvo de vândalos e moradores de rua. Há quatro anos atrás a edificação foi desmontada e transferida para o campus do Prado Velho.
Feita com encaixes artesanais em forma de estrela de cinco pontas, símbolo do esperanto (a língua universal), a casa não tem um único ângulo de 90 graus. Os 178 metros quadrados de área construída são foram todos pensados para a convivência constante entre os moradores. Sem dúvida, um dos exemplares mais originais da arquitetura de madeira de Curitiba, sem similares no mundo.
A Casa Estrela é uma raridade!
A restauração do imóvel foi uma parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a PUCPR e o arquiteto responsável pela assinatura do projeto foi o professor curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR Cláudio Forte Maiolino.
A Casa Estrela será um espaço cultural aberto à visitação, abrigará um museu com a história da família Gonçalves de Castro e um ambiente explicativo sobre a Teosofia e o Esperanto.
Confiram as fotos:
Antiga casa situada no bairro Alto da Glória
Vista de cima e o projeto da casa
A casa já reconstruída no campus do Prado Velho da PUCPR
A casa toda interligada por dentro
Design todo em estrela
Estrela no teto da casa
A forma pentagonal
Andar de cima da casa
A casa ainda não está aberta a visitação, mas quando estiver, vale a pena uma super visita!